Relatórios
Fluxo de Caixa Mensal Incorrido e Projetado

O Fluxo de Caixa Mensal é um relatório complementar ao Fluxo de Caixa Diário. Enquanto o segundo nos fornece principalmente uma visão de curto prazo, o primeiro nos oferece uma visão mais holística dos fatos.

Através do Fluxo de Caixa Mensal Incorrido conseguimos fazer comparações entre os meses e enxergar mais facilmente as tendências de médio e longo prazo.

Existem duas formas diferentes de se desenvolver um Fluxo de Caixa Mensal Projetado. O primeiro, chamado de Fluxo de Caixa Comprometido, é aquele em que novas vendas não são projetadas e, consequentemente, os custos decorrentes dessas novas vendas também não. O segundo, chamado de Fluxo de Caixa Operacional, é aquele em que novas vendas são projetadas.
Projetar o fluxo de caixa de uma empresa requer a análise e utilização de dados históricos, informações atualizadas e premissas. Na maioria das vezes se torna muito mais conclusivo fazer de 3 a 5 projeções diferentes de caixa do que apenas uma. Nessas projeções consideramos diferentes taxas de crescimento de vendas e analisamos os diferentes cenários.

O Fluxo de Caixa Comprometido possivelmente é o cenário mais pessimista possível. Nele enxergamos o que aconteceria com o caixa da empresa nos próximos meses caso não ocorressem mais vendas. Em complemento a isso, a elaboração de diferentes cenários para um Fluxo de Caixa Operacional nos oferece uma visão mais clara dos possíveis acontecimentos.

Se 3 dos 5 cenários projetados nos mostrarem que nos próximos meses a empresa terá problemas financeiras, talvez seja hora de agir.

fluxo-caixa-mensal
Newsletter