Relatórios
Indicadores de Desempenho

Com Indicadores de Desempenho bem apurados e compreendidos, o empreendedor consegue fazer um diagnóstico mais assertivo de como está a saúde financeira da empresa.

Através desses Indicadores conseguimos medir a eficiência com que a empresa utiliza seus Ativos e administra suas operações.

Os principais Indicadores analisados são:

– Margem Líquida: Mostra quantos centavos de Reais a empresa lucra em um determinado período para cada 1 Real de venda. Por exemplo, uma margem líquida de 20,0% significa que para cada 1 Real de venda, 20 centavos de Reais viram lucro para o empresário;

(Lucro Líquido)/(Vendas)

– Margem Bruta: Mostra quantos centavos de Reais para cada 1 Real de venda a empresa poderá utilizar para pagar suas despesas não relacionadas à operação;

(Lucro Bruto)/(Vendas)

– Retorno sobre Patrimônio Líquido: Mostra quantos centavos de Reais a empresa lucra em um determinado período para cada 1 Real de Patrimônio Líquido.

(Lucro Líquido)/(Patrimônio Líquido)

As margens variam muito entre os setores. O varejo, por exemplo, tem uma Margem Líquida particularmente baixa, constantemente abaixo de 2,0%, enquanto na indústria farmacêutica o mesmo indicador varia entre 10% e 20%.

Claro que margens altas são sempre desejáveis, porém, apesar de uma diminuição no preço de venda dos produtos geralmente fazer as margens caírem, o volume de vendas pode aumentar o suficiente para compensar.

indicadores-desempenho
Newsletter